<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d26611791\x26blogName\x3dUm+pouco+mais+de+sol...+eu+era+brasa.\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://estounomundodalua.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://estounomundodalua.blogspot.com/\x26vt\x3d8978572749616571045', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Um pouco mais de sol... eu era brasa.

Tu és todos os livros, todos os mares, todos os rios, todos os lugares. Todos os dias, todo o pensamento e todas as horas... Tu és todos os sábados, e todas as manhãs. Tu és todos os lábios, todas as certezas, todos os beijos... Tu és todas as noites em todos os quartos, todos os ventos em todos os barcos. Todos os dias em toda a cidade... Tu és só o começo de todos os fins. Tu és todos os sons de todo o silêncio, por isso eu te espero, te quero e te penso.
 

Quando a estrada se chama caminho

"Por caminho não quero significar um caminhar ao acaso, sem finalidade, mas antes um trajecto agradável com um objectivo definido, ao mesmo tempo que há a consciência das dificuldades e perigos que podem deparar-se no percurso."
Baden Powell
To Rove = vaguear, pensar, ir à aventura. O Rover (Caminheiro) é um caminhante do mundo, um pensador, um homem em movimento; caminhando vive as experiências que o interrogam e o envolvem. Mas o percurso do Rover é um percurso especial. Chama-se Caminhada. O que quer dizer Caminhada? Quer dizer passar várias noites em diferentes sítios, quer dizer transportar uma mochila leve e ter bom calçado, quer dizer ter um percurso interessante e um tema comum, quer dizer viver em contacto com a Natureza, mas não só.
A CAMINHADA É AVENTURA.
A CAminhada é a aceitação do imprevisto, é a opção que fazemos para enfrentar os escolhos com que nos podemos deparar no caminho. É o desafio comprometido consigo mesmo e com os seus limites. É a descoberta de uma ribeira, de uma cidade, de uma paisagem ou de um prato cheio de mirtilos.
A CAMINHADA É COMPETÊNCIA.
A Caminhada é a preparação cuidada do material, é verificar a própria tenda, é escolher o fogão. É o conhecimento da técnica que nos permite caminhar sobre a neve, de atravessar um desfiladeiro, de descer um rio. É a divisão de tarefas de modo a que não falte a farmácia, o horário de comboio ou o sal.
A CAMINHADA É ESSÊNCIA.
A Caminhada é recusares o superfluo porque nos pesa nos ombros e descobrir que também nos pesa nas nossas relações com os outros, na nossa visão do mundo e na nossa consideração de nós mesmos. É descobrir que as coisas importantes vão transportadas no coração, nas palavras, nos gestos e não na mochila. É afeiçoarmo-nos aos outros.
A CAMINHADA É O ENCONTRO COM OS OUTROS.
A Caminhada é a descoberta de pessoas e da sua vida aventureira ou calma, mas sempre fascinante porque diversa. É a ocasião de falar de nós mesmos e do sermos escuteiros, de nos abrirmos aos outros.
A CAMINHADA É O ENCONTRO CONSIGO MESMO.
A Caminhada é o momento oportuno para observarmos a nossa própria vida, para construir a nossa identidade em relações com os outros e para amadurecer as nossas escolhas. É a capacidade de olhar em diante, não desencorajar, cantar mesmo quando chove. É o desafio de dar um passo em frente, de suportar a sede e a fadiga.
A CAMINHADA É ENCONTRO COM DEUS.
A Caminhada é a experiência do sofrimento que Jesus carregou nos ombros. É o momento de nos libertarmos dos pensamentos quotidianos, dos preconceitos e da preguiça, de forma a encontrar novamente a presença do Senhor, nas estrelas, no deserto, nos outros.
A CAMINHADA É MOMENTO DE SERVIÇO.
A Caminhada é fazer-se próximo, é a ocasião concreta de ir ao encontro à necessidade onde isto nasce. É deixar-se interrogar pelas necessidades dos outros, mas também pela sua disponibilidade. É a partilha de pesos e esperanças, é atenção pelos companheiros e abertura a todos os irmãos.
Boa caça.
Ando em fase de pesquisa sobre S. Paulo, escutismo, pedagogia e tudo o que me possa fazer melhor dirigente, para melhor ajudar e estar ao lado dos meus caminheiros. Aqui está muito do que deve ser entendido como Caminhada, o percurso mais importante para quem se quer pôr a caminho. Também eu me ponho à estrada...
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

At 21 junho, 2006 01:30, Blogger Ana Paulo Santos said...

Não sei se já perceberam mas não tenho conseguido postar imagens aí há uns 15 dias e estou fula com isso. Acho que me estão a boicotar, por isso vou deixando uns testamentos para quem estiver interessado. Prometo que vou dar a volta a isto e voltar com os bonequinhos. Beijos.    



» Enviar um comentário
 
   





© 2006 Um pouco mais de sol... eu era brasa. | Blogger Templates by Gecko & Fly.
No part of the content or the blog may be reproduced without prior written permission.
Learn how to Make Money Online at GeckoandFly